GRUPO DE JOVENS ÁGUA VIVA

GRUPO DE JOVENS ÁGUA VIVA
Grupo de Jovens Água Viva 2007

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Ensaio 02/03/2008

APS,

No domingo haverá ensaio das 11:15 às 13:10.
Serão ensaiados os hinos:
- Nas mãos do oleiro
- Junto a Ti
- Amigo sem igual (nova solista)

Todos serão tocados e por conta disto, os tocadores estarão, como de costume, se preparando no sábado pela manhã.

Abraço e fiquem na Paz do Senhor Jesus

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Texto Áureo - 02/03/2008

Tarefa urgente!

Decorando o texto áureo, que será perguntado logo no início da aula, vale 200 pontos!
Isso é só para esta aula hein!

Ah! A lição fala sobre o perdão... não lembro o número hehe!

Abraço e fiquem na Paz do Senhor Jesus

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Ensaio de 23/02/2007

APS,

  Caros tocadores, vamos nos empenhar para transformar todos os nosso hinos de playback para tocados, para não dependermos essencialmente de CD's. Legal é que até luz possamos cantar com a bateria e um violão acústico! Difícil né? Mas não impossível.
  Ficamos na mesma dos hinos, pois não conseguimos passar com todos os tocadores:
  - Amigo sem igual
  - Nas mãos do oleiro
  - Tudo que és
  - Digno é o Senhor

  Após estes, temos que pelo menos começar um dos especiais e retomar:

  - Deus de Milagres
  - Sinto Teu Poder
  
Bons estudos

Aula de 24/02/2008

APS,

Estamos chegando ao final de fevereiro e creio que o trimestre está sendo muito bem aproveitado. Eu mesmo tenho aprendido e refletido muito e vejo que muitos também estão deste modo.
A última aula ministrada por alunos me surpreendeu. O Renato e o Thiago tiveram um excelente desempenho, mostrando sempre tudo com base na Bíblia!
Domingo agora é a vez da Gabriela e a Selma mesmo. Tenho alguns links legais para indicar para que possam pesquisar alguma dinâmica ou algum conteúdo mais enriquecedor para a aula.

Que Deus nos abençoe e tenhamos uma excelente semana.

Os Sonhos

"Se você nunca tem um sonho, jamais verá um sonho realizado." (Bob Dale)

Se você olhar para os problemas da vida e se deixar desanimar pelas lutas do caminho, nunca alcançará a felicidade desejada. Por mais que pareçam difíceis e impossíveis de realizar, lute por seus propósitos. Se não der o primeiro passo, jamais chegará lá. Confie em Deus e vá em frente!

Paulo Barbosa

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Ensaio de 17/02/2007

APS,

Espero que todos estejam em uma semana abençoada.
No domingo teremos ensaio e como já conversamos, a duração dele será de 2 horas e será quinzenal. Faltando a dois sem justificativas... não haverá letra de hinos para cantar.

Os hinos a serem ensaiados serão:

- Amigo sem igual (haverá teste para solista)
- Nas mãos do Oleiro (A estréia da Daiane)
- Tudo que És (espero que fique bom! O contralto vai ter que mostrar para que vai hein).
- Digno é o Senhor (vamos separar as vozes para este hino para dar mais potência ao grupo na hora do coro)

Vou fazer uma força tarefa com os tocadores, para que possamos tocar todos... 1 está perfeito, outro 70% e os outros nunca pegamos... mas vamos nos esforçar para chegar lá com tudo pronto.

Bom resto de semana

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Aula de 17/02/2008

No dia 17/02/2008 será dada a aula 13 (A escolha do caminho) pelo Renato e sua dupla, que ainda não está definida.

A lição 7, será aplicada de outra forma e em outra ocasião, mas a deixaremos de ter.

Lembrem-se de estudar a lição e levar questionamentos à sala.

Amor ao Próximo

"Um osso para o cachorro não é caridade. Caridade é o osso compartilhado com o cachorro quando você está tão faminto quanto ele." (Jack London)

Como anda o nosso amor para com Deus e o nosso próximo? Temos oferecido apenas o que nos sobra e não nos interessa ou temos nos colocado à disposição com o que temos de melhor?

Paulo Barbosa

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Trabalho para Escola Dominical

Este trimestre será um pouco diferente dos demais, principalmente a última lição, que será marcada pela apresentação dos trabalhos de todos os grupos. As tarefas estão descritas logo abaixo e a data de entrega seguirá a regra:
- 16/03/2008 - + 200 pontos por entrega antecipada
- 23/03/2008 - 0 pontos por entrega antecipada
- Após dia 23 o trabalho perderá 100 ponto por dia de atraso.

As pontuações das tarefas somente têm uma pontuação máxima, sendo a mínima 0(zero).

Tarefas (todas com referências. Cópias integrais não serão válidas):

1 - Estudo panorâmico do livro de Provérbios (50 pontos)
Montar um texto com explicação sobre o livro, incluindo dados sobre o(s) autor(es), tempo no qual foi escrito, região onde fou escrito, principais assuntos, etc.
Deve estar incluso no material escrito.

2 - Leitura e seleção (200 pontos)
Ler o livro de Provérbios e selecionar 5 assuntos quaisquer.
Fazer comentário sobre os 5 assuntos, usando pelo menos 3 referências do livro de Provérbios sobre o assunto. Cada comentário deve ter no mínimo 20 linhas e pode incluir, além do entendimento do texto, experiências, testemunhos, etc.

3 - Montar cartaz (200 pontos) sobre os assuntos e apresentar em 10 minutos os 5 assuntos(100 pontos)

4 - Dramatização
Escolher um tema os quais foram apresentados e fazer uma dramatização. Se for usar da Internet ou Adaptação, colocar fonte, autores, etc. Apresentar em até 15 minutos.(200 pontos)
Entregar o script da apresentação com o material escrito (200 pontos).


O trabalho escrito, deverá conter

Capa (1 folha):
- Com nome dos componentes do grupos
- Nome da classe
- Nome do professor
- Assunto escolhido

Contra-capa (1 folha)
- Nome da classe
- Assunto escolhido

Agradecimentos (1 folha)
- Quem colaborou para o trabalho

Sumário(1 folha ou mais)

Introdução(1 folha, no máximo)
- Sobre o que se trata o trabalho

Sobre o livro de Provérbios

Assuntos em Destaque

Assunto escolhido (antes de comentar, escrever sobre a escolha)

Script de dramatização.

O cartaz, pode contar imagens, figuras, etc e será avaliado o empenha em sua construção.

Os grupos serão divididos em classe e quaisquer dúvidas tirar com o professor em classe ou enviar e-mail para

welsontavares@yahoo.com.br

Abraço e Bons Estudos a Todos

Banda da Igreja

A Paz do Senhor,

Como fiquei encarregado de coordenar também os músicos, quero passar mais e mais trabalhos para eles, para tanto, conto com a ajuda de todos, no seguinte sentido:

Tragam hinos e me entreguem, de preferência com letra, cantor e álbum. Se tiver o Cd melhor ainda. Após isso, eu passo para eles e aviso quando será possível ensaiar uma vez com os músicos.


Que Deus abençoe a todos.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Escola Dominical - 10 de Fevereiro

Dia 10 será a lição 6 pessoal! Um assunto bem delicado será tratado, por isso é bom que todos leiam a lição da revista!

Vai valer 50 pontos para quem levar a lição da revista feita e de quebra mais 50 para quem informar o resultado a enquete no momento que ler esta mensagem. Anote o dia e os resultados... Para quem não acessa... Que pena! Hehe!

Bom, estão disponíveis todas as lições da EBD para que vocês possam ganhar os 150 pontos, exceto as lições 8, que será ministrada pela Gabriela e sua dupla, e a lição 13, que como de costume eu quem ministro e desconto 300 pontos para quem levar visita na lição 13!

Vamos fazer cada aula render mais pessoal! Vamos ser uma benção e receber bênçãos!

A Paz do Senhor

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Evolução do Ensino

Recebi um texto sobre a evolução do ensino de matemática e parei para meditar sobre o ensino nas Escolas Dominicais. O texto recebido está logo abaixo, mas antes quero deixar no que meditei...

Lembro-me que antes de começar o trabalho na Escola Dominical fui a um encontro com o grupo de crianças, que era dirigido por duas jovens. A igreja era pequena e não havia muitas opções para a liderança infantil, mas quando vi o que acontecia disse para mim mesmo e para Deus: "As coisas não devem ser assim". E até então só tinha feito peças com o grupo de jovens, mas nada além disso. Também pudere, era novíssimo convertido. Creio que havia aceitado a Jesus há uns 3 meses.

Alguns meses depois a liderança das crianças mudou e fui convidado ficar com a classe dos maternais. Confesso que aprendi mais do que ensinei, mas os encontros eram bem diferentes dos que eu havia presenciado inicialmente. Eu preparava as lições, as crianças sabiam que tinham que aprender algo para poder realizar a atividade e a disciplina era essencial. Não foi da noite para o dia de aconteceu, mas a idéia e postura contaram muito para o bom desempenho das aulas.

Depois fui para a classe dos juniores, fiz revezamento de classes, foi nomeado líder, enfim, cresci um pouco.

Agora, quando costumo visitar outras classes e escolas dominicais vejos que nem sempre as coisas evoluem, nem tão pouco ocorrem posturas para isto.

As "tias" geralmente não estão tão preparadas me Bíblia assim, de modo que têm pouco para ensinar às crianças. O que era para ser lições bíblicas, verdades práticas a serem exercitadas diariamente é passado para as crianças como "históricas da Bíblia". Onde fica o poderoso Deus a quem servimos em tudo isto? Ah! Geralmente as histórias são lidas pelas tias, enquanto os alunos fazem qualquer outra coisa. Já vi deles olhando para a parede, desenhando no ar, entre outras coisas.

Mas só passar a histórinha não basta. Tem que ter a atividade do dia, que às vezes nem vínculo com a lição tem. Se pelo menos fosse construtiva, ensinasse lateralidade, as cores, pelo menos não seriam de todo perdidas. Mas também não. São muitas das vezes improdutivas e usadas para deixar as crianças quietinhas até dar a hora de acabar.

Onde fica toda inteligência e capacidade das crianças que pode ser explorada? Que evolução temos nisto? Que resultados vemos nisto?

Oro e peço a Deus que nossas Escolas Dominicais não se torne como a Matemática no Brasil.


=====

Evolução do Ensino de Matemática no Brasil

1. Ensino de matemática em 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$
80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa,
que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Se você souber ler coloque um X em R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

Autor Desconhecido