GRUPO DE JOVENS ÁGUA VIVA

GRUPO DE JOVENS ÁGUA VIVA
Grupo de Jovens Água Viva 2007

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Evolução do Ensino

Recebi um texto sobre a evolução do ensino de matemática e parei para meditar sobre o ensino nas Escolas Dominicais. O texto recebido está logo abaixo, mas antes quero deixar no que meditei...

Lembro-me que antes de começar o trabalho na Escola Dominical fui a um encontro com o grupo de crianças, que era dirigido por duas jovens. A igreja era pequena e não havia muitas opções para a liderança infantil, mas quando vi o que acontecia disse para mim mesmo e para Deus: "As coisas não devem ser assim". E até então só tinha feito peças com o grupo de jovens, mas nada além disso. Também pudere, era novíssimo convertido. Creio que havia aceitado a Jesus há uns 3 meses.

Alguns meses depois a liderança das crianças mudou e fui convidado ficar com a classe dos maternais. Confesso que aprendi mais do que ensinei, mas os encontros eram bem diferentes dos que eu havia presenciado inicialmente. Eu preparava as lições, as crianças sabiam que tinham que aprender algo para poder realizar a atividade e a disciplina era essencial. Não foi da noite para o dia de aconteceu, mas a idéia e postura contaram muito para o bom desempenho das aulas.

Depois fui para a classe dos juniores, fiz revezamento de classes, foi nomeado líder, enfim, cresci um pouco.

Agora, quando costumo visitar outras classes e escolas dominicais vejos que nem sempre as coisas evoluem, nem tão pouco ocorrem posturas para isto.

As "tias" geralmente não estão tão preparadas me Bíblia assim, de modo que têm pouco para ensinar às crianças. O que era para ser lições bíblicas, verdades práticas a serem exercitadas diariamente é passado para as crianças como "históricas da Bíblia". Onde fica o poderoso Deus a quem servimos em tudo isto? Ah! Geralmente as histórias são lidas pelas tias, enquanto os alunos fazem qualquer outra coisa. Já vi deles olhando para a parede, desenhando no ar, entre outras coisas.

Mas só passar a histórinha não basta. Tem que ter a atividade do dia, que às vezes nem vínculo com a lição tem. Se pelo menos fosse construtiva, ensinasse lateralidade, as cores, pelo menos não seriam de todo perdidas. Mas também não. São muitas das vezes improdutivas e usadas para deixar as crianças quietinhas até dar a hora de acabar.

Onde fica toda inteligência e capacidade das crianças que pode ser explorada? Que evolução temos nisto? Que resultados vemos nisto?

Oro e peço a Deus que nossas Escolas Dominicais não se torne como a Matemática no Brasil.


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Evolução do Ensino de Matemática no Brasil

1. Ensino de matemática em 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$
80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa,
que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Se você souber ler coloque um X em R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

Autor Desconhecido

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